quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DICAS PARA SEU GRAMADO

Preparação para o plantio

♦ certifique-se que o solo onde será feito o plantio da grama, esteja devidamente nivelado e que também existam torneiras próximas para a irrigação.
♦ A famosa terra preta que sempre foi recomendada para jardins e gramados, normalmente vem com todo tipo de contaminação, já que são terras orgânicas raspadas da superfície do solo. Deve-se também ter muito cuidado com estercos animais, principalmente aqueles que ficam soltos nos pastos. O humus de minhoca que normalmente que tem o esterco de gado para sua produção, também pode trazer dor de cabeça pra seus consumidores. Hoje nós temos no mercado, produtos a base de turfa e fibras vegetais, que são totalmente isentos de contaminação. Em alguns casos é necessário aplicar um condicionador de solo, ferilizante para a correção do PH e melhora da fertilidade do solo, principalmente para formentar o desenvolvimento das raízes. Recomendamos ultilizar um saco de 25 kg para cada 10 m².


Plantio da grama

♦ recomendamos que o plantio da grama seja feito o mais rápido possível, com o solo ligeiramente umido, colocando as placas de grama bem juntas das outras, e logo após irrigar suavemente, para facilitar uma melhor aderência do solo a grama. Durante os primeiros quinze dias, caso não chova, o gramado deverá ser irrigado diariamente de forma generosa.


Podas

♦ após o enraizamento das placas, que deverá ocorrer após 45 dias, fazer o primeiro corte, de modo a insentivar o seu crescimento horizontal por igual. Depois, apare cada que ela ultrapassar 7 cm de altura. Nos meses quentes, quanto mais alto você mantiver o seu gramado, tanto mais forte ele fica, já que retem melhor a umidade do solo. Mas não exagere, para não perder em beleza e uniformidade. Não corte a grama, com um gramado muito alto, afim de evitar pontos falhos e o aspecto de queimado. Por outro lado, cortes muitos frequentes vão esgotar as reservas nutritivas da grama, deixando-a fraca, suscetível a ataque de pragas e doenças.
♦ mantenha as laminas de cortes sempre afiadas, evitando assim que as folhas sejam '' mastigadas'' pela máquina, sem que haja o corte correto.

Manutenção do gramado

♦ adubação deverá ser feita 60 dias após o plantio, aplicando-se de 20 a 30 g por m² com o gramado seco, e irrigando generosamente logo após a aplicação. Anualmente, os meses de junho a agosto, os gramados que sofrem pisoteio devem receber uma cobertura para seu fortalecimento ou recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário